Em especial na arte, tudo aquilo que assume para si a definição de regra automaticamente recebe uma série de problemáticas conceituais. A regra dos terços é, talvez, o método de composição mais conhecido entre os iniciantes em fotografia
Basicamente a regra dos terços consiste em dividir os planos em terços verticais e horizontais que podem ser analisados separadamente ou em conjunto, formando pontos de interesse de onde devem partir os objetos da ação. Segundo esta regra, tais pontos demonstram justamente os locais onde os olhos se direcionam primeiramente. Dessa forma, não estar presente nos pontos formaria uma composição desinteressante.
Se o objetivo da regra dos terços está em guiar os olhos a um ponto de interesse, no resto forma-se o desinteresse. Diversas composições podem se encaixar em uma análise dos terços, mas que, porém, se utilizam de outras técnicas de composição mais complexas para criar melhor harmonia. Em uma composição harmônica o objeto de ação tem uma importância de destaque, mas os olhos caminham ao redor da imagem. Claro, existem sempre intencionalidades presentes nos planos, se o desejo narrativo é que o olho se prenda exclusivamente em um objeto, isso jamais pode ser considerado um erro.
Outras técnicas de composição bastante interessantes é o Arabesco e a Coincidência. A primeira é um elemento curvilíneo com o qual é possível criar um movimento circular ao longo de todo o plano, podendo ser combinado com outras técnicas, como o contraste em algum objeto de destaque. A Coincidência consiste em linhas que criam relações de borda a borda coincidentes. Dessa forma, as linhas imaginárias criam movimentos lado a lado ou de cima para baixo, até mesmo em diagonal. As linhas imaginárias aqui formadas são mágicas, ocultas, mas criam uma harmonia provocada pela igualdade.
Dentro da Psicologia Gestalt há uma técnica denominada Lei da Simetria que, basicamente, afirma que a mente humana está a todo instante tentando estabelecer um equilíbrio aos estímulos visuais. Dessa forma, ao descentralizar um objeto utilizando a regra dos terços, o cineasta pode ter como consequência uma enorme área de desinteresse. Para criar um equilíbrio nesses casos, portanto, seria necessária uma contrapartida, balanceando a imagem. É claro, mais uma vez, que tudo depende das intencionalidades, o que interessa mostrar aqui é como os terços são completamente vazios de profundidade técnica ao se prender em conceitos básicos.
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