Muita gente tem dúvidas antes de comprar a sua primeira câmera. A dica é simples: COMPRE O QUE PUDER! Com certeza a câmera que você comprar terá influência na qualidade do seu resultado, Mas para você que está começando agora, não vai adiantar comprar uma “Ferrari”, se não souber andar no “Fusquinha”.
Quando comecei a minha câmera era muito inferior, mesmo assim amava meus trabalhos e conforme o tempo foi passando, fui me aperfeiçoando e vi a necessidade de um equipamento melhor. Se você está começando a fotografar não vai fazer diferença a câmera que está usando. De início, o objetivo será aprender o básico: medir a luz, focar e compor. E isso dá para fazer com qualquer câmera que tenha controles manuais.
Por isso, para quem quer começar a entender os conceitos da fotografia, sugiro começar com qualquer câmera que permita controles manuais. A experiência me mostrou que o melhor custo-benefício está em comprar modelos mais básicos. E digo mais, os equipamentos usados possuem muito valor para os iniciantes. É claro que se você tem dinheiro sobrando, você pode comprar uma câmera nova, são apenas dicas de alguém que aprendeu na “marra”.
As câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) permitem controle totalmente manual. Dentre elas, existem desde opções de entrada mais baratas e menores. As Full Frame possuem sensores maiores e com mais qualidade. (vou falar mais sobre sensores e suas diferenças nos próximos posts). Essas são as câmeras mais usadas pelos profissionais até a popularização da Mirrorless, que é o meu sonho, por permitir total controle de configurações, boa usabilidadedo equipamento e várias opções de lentes intercambiáveis. Sua principal desvantagem é o tamanho e o peso, principalmente quando temos um kit com várias lentes para carregar nas costas. Algumas especificações: Qualidade superior, as lentes podem ser trocadas, existe controle das configurações. Desvantagem é a portabilidade, a câmera e as lentes são pesadas e volumosas. Exemplos: Canon 6D, Canon Rebel, Nikon D300, Nikon D90 e etc.